Acreditações‎ > ‎

ITIL® - esquema de qualificação

ITIL® - esquema de qualificação

O que é o ITIL?

O ITIL é o referencial de melhores práticas na gestão de serviços de tecnologias de informação (TI) usado em muitas organizações em todo o mundo.

Com base nas orientações contidas nos livros nucleares do ITIL e o suporte do esquema de certificações e qualificações associado, criou-se um conjunto coerente de princípios ITIL.

Os valores subjacentes ao desenvolvimento do ITIL consistem no reconhecimento da dependencia crescente das organizações relativamente às TI, para que consigam atingir os seus objectivos e satisfazer as necessidades dos negócios. Daqui decorre uma exigência crescente dos requisitos de fiabilidade e de qualidade para os serviços de TI que utilizam.

O ITIL oferece os fundamentos para a qualidade da gestão de serviços de TI, através de processos documentados e comprovados que cobrem a totalidade do ciclo de vida dos serviços. Estes processos são de fácil aprendizagem, adaptação e implantação pelas organizações, adequando-os ao seu contexto específico.  
A adopção generalizada das recomendações do ITIL incentivou organizações, comerciais ou não, em todo o mundo, ao desenvolvimento de produtos que facilitam e suportam a sua implantação, baseados numa filosofia ITIL partilhada por todos.

Quer as publicações quer os esquemas de formação e qualificação são actualizados regularmente, em função da evolução das melhores práticas e das alterações no contexto de mercado. Este ciclo regular de conteúdos baseia-se na colaboração entre um conjunto diverso e alargado, internacional, de utilizadores e outras partes interessadas da comunidade global de gestão de serviços de TI.

O que é o esquema de qualificações ITIL?

O objectivo do esquema de qualificações ITIL é assegurar que existem qualificações profissionais relevantes para dar suporte às necessidades de formação dos profissionais e das organizações envolvidas nas práticas de gestão de serviços de TI.

A concepção do esquema de qualificações visa:
  • Oferecer qualificações que sejam valorizadas em função dos objectivos de carreira de cada formando.
  • Permitir flexibilidade na forma como essas qualificações são obtidas.
  • Responder à evolução das necessidades do mercado.
  • Permitir uma estratégia de transição quando os modelos de qualificação mudam.
  • Oferecer um caminho de progressão dentro das qualificações do modelo corrente. 

https://www.axelos.com/qualifications/itil-qualifications

De quem é a propriedade intelectual do ITIL?

O ITIL é propriedade do governo do Reino Unido, juntamente com vários outros referenciais de melhores práticas internacionalmente aceites.
O organismo governamental responsável pela actualização do portfolio de melhores práticas é o CO - Cabinet Office.  
As publicações oficiais do ITIL, incluindo os livros base, são editadas pelo TSO - The Stationary Office.

Que entidades estão envolvidas no esquema de qualificações ITIL?

Para além das duas entidades - CO e TSO - já referidas, existe uma entidade responsável pela gestão, monitorização e promoção do portfolio de melhores práticas, incluindo o ITIL. Esta entidade é presentemente a AXELOS Limited
A AXELOS funciona como Official ITIL Accreditor e é uma organização de acreditação e certificação profissional internacional acreditada pelo UKAS - United Kingdom Accreditation Service. Nessa qualidade define, garante e monitora o cumprimento das regras de actuação das organizações que asseguram o funcionamento do esquema de qualificações ITIL, os EI - Examination Institutes, assim como estabelece os programas (syllabus) base dos exames de certificação para os vários níveis de qualificação. A AXELOS apoia o CO na protecção da propriedade intelectual do ITIL, emitindo as licenças respectivas e monitorando a sua utilização.
A Qualius é Partner Certificado da AXELOS.

Quem está habilitado para fazer formação ITIL?

As organizações que pretendam oferecer formação em ITIL terão obrigatóriamente de se acreditar junto de um dos Examination Institutes.
A Qualius é acreditada como ATO - Accredited Training Organization - para formação em ITIL pela APMG International, um dos mais prestigiados Examination Institutes e que tem uma presença global.
Enquanto ATO a Qualius passou por um processo de avaliação e certificação formal do seu sistema de gestão de qualidade - QMS, assim como dos seus materiais de formação e das qualificações, certificações e preparação pedagógica dos seus formadores. 
A Qualius e os seus formadores são submetidos regularmente a acções de monitorização da mautenção da conformidade com as regras e níveis de qualidade exigidos para manter a acreditação como ATO para ITIL[1].

[1] Nota: as organizações que não cumprem estes requisitos e se apresentam a dar formação em ITIL, não só não oferecem garantias de qualidade aos formandos como infringem os direitos internacionais de propriedade intelectual e a sua operação pode ser considerada ilegal e sujeita a sanção judicial.